Infinity scarf for kids - tutorial



E como prometido aqui está o tutorial (ou passo-a-passo, como preferirem) da gola ou lenço tipo tubo para crianças!

É um projecto muito, muito fácil. É um projecto básico de costura, óptimo para começar a "brincar" com a máquina de costura.

Material necessário

  • Rectângulo de tecido de cerca de 40cm (largura) x 110-140cm (comprimento - corresponde na verdade à largura do tecido, quando medido de orla a orla. Pode usar-se algodão ou malha.
  • Linha para máquina de costura
  • Opcional: espiguilha/ grega ou galão de pompons.

Passo-a-passo

1.º Passo: Cortar o tecido num rectângulo de cerca de 40x140cm (ou a largura do tecido),

2.º Passo: Dobrar o rectângulo ao meio, "direito com direito" (isto é, com os lados direitos do tecido para dentro, a tocar um no outro, e os lados do avesso para fora), na longitudinal (isto é, ao comprido). 

3.º Passo - Opcional: Se optarmos por adicionar um galão ou fita grega tem que se "ensanduichar" entre as duas partes do tecido, prendendo primeiro à parte de baixo, na margem do tecido, alfinetando ou alinhavando à mão ou à máquina (aqui na imagem foi alinhavado à máquina - para isso, escolher comprimento de ponto mais largo que a máquina tiver (normalmente o 4 ou 5).

4.º Passo: Alfinetar as duas partes (do comprimento de 140cm) e costurar (o valor de costura pode ser de 1cm ou apenas o da largura do calcador, cerca de 0,7cm). O resultado será um rectângulo duplo/dobrado de cerca de 20x140cm, com as extremidades de cima e de baixo abertas.
Nota: Se já tiverem prática com a máquina de costura podem costurar directamente, sem alfinetar, tendo o cuidado para que as margens do tecido estejam sempre bem sobrepostas (ter em atenção a parte de baixo que pode "fugir").

5.º Passo: Abrir a costura com o ferro (isto é, passar a ferro de modo a que fique uma parte para um lado e outra para o outro).

6.º Passo: Virar o tubo do avesso, de modo a que fique agora com os lados direitos para fora. Nota: Enfiar o braço por dentro, como se fosse uma manga, e depois puxar para fora.

7.º Passo: Juntar um dos lados de cada uma das extremidades (de cima e de baixo, ou seja, as que se encontram abertas), com os lados direitos sobrepostos, prender com 3 ou 4 alfinetes e costurar (devagar) à volta, deixando cerca de 2-3cm de abertura. 
Nota: Este passo requer algum cuidado porque forma-se um círculo à medida que as extremidades ficarem cosidas, e vai-se tendo menos espaço de manobra para ir dando a volta ao tecido. 



8.º Passo: Fechar a abertura 1) à mão com um ponto invísivel, ou em alternativa, 2) à máquina, fazendo um pesponto (ponto recto) por cima da união dos dois tecidos da abertura. (No fundo depende de querermos ou não que fique a ver-se a costura por fora.)



E já está!




Qualquer dúvida na execução ou terminalogia (como "abrir as costuras", "valor de costura", "largura do calcador"), podem perguntar, sim? Estou aqui para ajudar!

E já agora: Se fizerem algum lenço destes digam qualquer coisa! Podem colocar o link para o vosso blog (ou outra página que tenham) nos comentários!


Note for international folks:
This is one is in Portuguese only (at least for now). There are several tutorials for infinity scarves in english and none in Portuguese (that I know of), so I hope you don't mind. Nevertheless, if you would like this tutorial in english I can translate it and send it by email - just let me know!

9 comments

  1. Parece-me o projecto ideial para fazer uma pausa no trabalhinho que tenho em mãos (e que se está a mostrar mais difícil do que eu pensava).

    Obrigada :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Força, Inês! (E não tem de quê... Não gosto de guardar as coisas só para mim...) ;)

      Delete
  2. Perfeito, este tutorial! Qualquer dia estás a fazer patterns...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Marta! Fazer patterns parece-me que não... :) Sei fazê-los no papel sem grandes problemas, mas não sei passá-los para o formato digital... Por isso talvez venha a ter uns free patterns de vez em quando mas com uns desenhos bem manhosos, feitos à mão!... :)

      Delete
    2. ahahaha.... tal como eu Sara!

      Delete
  3. Those are adorable on your kids. I think the pictures do a fine job of explaining it, too. :)

    ReplyDelete

Thank you for stopping by! Feel free to leave a comment and I will get back to you soon!